Você, que está passando, ainda dá tempo de participar da nossa primeira aula!", chamava, pelo microfone, a professora de ginástica Ana Teresa. A ideia era convidar as pessoas que passavam pelo Jardim de Alah, orla da capital, na manhã de sexta-feira, a aderir às séries de exercícios ensinados por ela.
A iniciativa faz parte do projeto Sudesb no Verão de Salvador, realizada há três anos pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, que promove atividades de ginástica e dança, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. As aulas, abertas ao público, acontecem pela manhã, das 6h30 às 8h30, e no fim da tarde, das 17h30 às 19h30.
O projeto teve início em dezembro e estende-se até o dia 6 de fevereiro. O objetivo da ação é estimular a prática de atividades físicas e, até o fim do projeto, pretende atingir 10 mil pessoas.
Ao todo, participam 26 professores de educação física, que se revezam para orientar todos os praticantes. Por dia, o projeto recebe uma média de 30 a 40 pessoas, a maioria da terceira idade.
"As aulas misturam alongamento, aeróbica e ginástica localizada. Também tem a aula de ritmos, que bota o pessoal para dançar e é bem divertida", conta a professora de educação física Érica Hermida.
Decidido a mudar de hábitos, o
empresário Amílcar Neto, 50, resolveu aproveitar o verão para se exercitar. Ele conta que a mãe passa por problemas sérios de saúde, em decorrência do sedentarismo e do tabagismo, e que a iniciativa dele tem também o objetivo de incentivar a família a levar uma vida mais saudável. "Com o passar dos anos, me tornei sedentário, mas resolvi mudar e, assim, fazer a diferença também para a minha família", ele explica.
Quem há muito tempo aprendeu essa lição foi a professora Jacira Vieira. Aos 60 anos, ela tem físico e saúde de causar inveja a muita gente jovem. Para isso, costuma acordar cedo e caminhar pela orla da cidade todos os dias. "Sempre fiz atividade física e participo de todos esses eventos de ginástica. Nesse projeto da Sudesb eu estou desde o início. Já sou garota- -propaganda!", brinca.
Areia - Assim como Amílcar e Jacira, diversas pessoas aproveitam o verão para começar ou intensificar a prática de exercícios. Para quem está decidido a obter bons resultados, e não tem medo de suar a camisa, uma boa opção são as atividades na areia.
Há 14 anos, o sargento aposentado da PM José Antônio Sena, professor de educação física, treina alunos na Praia de Armação. O treino é na areia, onde cones, arcos e materiais ficam organizados em um circuito. "Cada dia eu faço de um jeito, não gosto de repetir. Assim, ninguém enjoa e dá para trabalhar o corpo todo", diz.
Os exercícios ajudam a desenvolver a resistência, força e coordenação motora. Segundo Sena, em apenas uma semana já é possível notar a diferença na disposição e na qualidade do sono.
Cada aluno recebe acompanhamento personalizado, de acordo com os objetivos. "A gente fica ao lado, acompanhando, estimulando, fazendo com que o aluno se sinta importante e motivado. É isso que dá o gás para a pessoa malhar", ensina.
Segundo Sena, as pessoas o procuram pelos mais variados motivos: perda de peso, condicionamento físico, melhoria da qualidade de vida, problemas de saúde. Ele conta que treina desde atletas em busca de melhor desempenho a aposentados que precisam tratar a hipertensão.
"Tenho aluno de 16 a 65 anos. Se alguém tem dificuldade com determinado exercício, orientamos ou adaptamos para que tudo seja feito dentro das possibilidades de cada um", diz.
Casal - Quem atesta os benefícios da atividade é a administradora Luciana Moscoso, de 41 anos, que treina junto com o marido. "Até o nosso relacionamento melhorou depois que a gente começou a malhar junto", ela revela.
Luciana explica que sempre fez exercícios, mas que passou a treinar na areia há três anos, para melhorar o condicionamento e a qualidade de vida. Hoje, ele não sofre mais com torcicolo e diz se sente "realizada".
"Tem gente que pensa que treinar na areia pode causar lesões, mas a verdade é que não há nada melhor para as articulações e para a saúde", garante o médico cardiologista José Araújo, 47, também há três anos com Sena.
Ele conta que descobriu o treinamento durante corridas pela orla e, desde então, comparece cerca de quatro vezes por semana, sempre antes do trabalho. "É também um prazer malhar aqui, de frente para o mar. Você trabalha o corpo e relaxa a mente", destaca o médico.
Sena trabalha de segunda a sexta-feira na Praia da Terceira Ponte, sempre das 5h30 às 11h da manhã. Os treinos duram uma hora e o valor das aulas pode ser negociado em pacotes, de acordo com a quantidade de meses que o aluno pretende malhar. Os especialistas advertem: no verão, é importante se hidratar durante o treino e sempre utilizar protetor solar.
Dique do Tororó
O Dique do Tororó é único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, comumente reduzido para Dique, que possui uma lagoa de 110 mil metros cúbicos de água, localizada em Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. É delimitada, atualmente, pelo bairro do Tororó em sua margem esquerda, pelo do Engenho Velho de Brotas em sua margem direita, ao Norte, pela construção da Arena Fonte Nova e, ao Sul, pelo bairro do Garcia.É margeado pelas avenidas Presidente Costa e Silva e Vasco da Gama - que, ao Sul, convergem para a avenida Centenário e o Vale dos Barris.
Caminhar ou correr naquela área é contemplar 110 metros quadrados de área bem cuidada, em segurança e naturalmente bela. Sentimento de paz, tranqüilidade e vontade de viver; é assim que nos sentimos naquele ambiente artificial que representa o único
manancial natural da cidade de Salvador. Fica bem pertinho do Estádio da Fonte Nova e o bairro é Tororó. Banheiros públicos; bancos de madeira à vontade para sentar e atualizar conversas, contemplar a natureza sob sombras de frondosas e diversificadas árvores.

Loteamento Aquarius
O Começo de dia e Inicio da noite do Loteamento Aquarius,nas Imediações da Avenida Magalhães Neto,Vão no Ritmo dos passos daqueles que a Utilizam pra caminhada ou corrida.A pista que rodeia o local,Revitalizado a pouco tempo divide espaço com o parquinhos,quiosques e jardim.
No formato da via,duas grandes retas paralelas são ligadas nas extremidades por 2 trechos menores,dando o Formato de cone.Maior parte dos usuários optam pela caminhada,mais a pista larga permite velocidade maiores aos que estão com preparo físico em dias.
O Asfalto é bom para pratica da corridas e tem banheiros Locais.,Para melhorar,é preciso mais segurança .

Avenida Luís Viana Filho.
A Avenida Luís Viana, chamada erroneamente de "Avenida Luís Viana Filho", e mais conhecida como Avenida Paralela ou simplesmente Paralela, é uma importante via pública da cidade de Salvador, Bahia. O nome é uma homenagem ao ex-governador da Bahia Luís Viana, inaugurada pelo seu filho, então deputado Luís Viana Filho.
Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.

Avenida Centenário

Praticar atividade física faz bem ao corpo e a mente. Confira os benefícios gerais da atividade física e os benefícios da atividade física na adolescência, na terceira idade e durante a gravidez.
Benefícios gerais da atividade física
Os benefícios gerais da atividade física são:
• Emagrecer, combatendo a obesidade;
• Melhorar a circulação sanguínea;
• Aumenta o metabolismo;
• Fortalecer o sistema imune;
• Diminuir os riscos de doenças cardíacas;
• Aumentar a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose;
• Melhorar a coordenação dos movimentos e do equilíbrio;
• Aumentar a boa disposição e o bom humor;
• Diminuir o estresse, risco de ansiedade e depressão;
• Promover uma maior interação social;
• Melhorar a imagem corporal e a auto estima e
• Melhorar a capacidade de aprendizagem.
Benefícios da atividade física na adolescência
Além de todos estes benefícios acima citados, outros benefícios da atividade física na adolescência são:
• Combater o excesso de peso;
• Melhorar a auto-estima;
• Diminuir a depressão;
• Melhorar o desempenho escolar;
• Diminuir o estresse e o cansaço;
• Melhorar a postura;
• Melhorar a aparência da pele.
Se o adolescente gozar de boa saúde física e mental ele poderá realizar qualquer atividade física, à livre escolha, pois nesta faixa etária têm-se mais força, boa disposição e o risco de doenças é muito reduzido.
Benefícios da atividade física na terceira idade
Os benefícios da atividade física na terceira incluem:
Melhora do equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e consequentemente de ossos quebrados;
Diminui a perda de massa óssea, tornando os ossos mais fortes;
Diminui a pressão arterial;
Melhora a digestão dos alimentos;
Melhora a Diabetes, por aumentar a resistência à insulina;
Melhora o andar, devido ao fortalecimento dos músculos e aumento da flexibilidade;
Diminui a depressão, devido à interassão social e liberação das endorfinas;
Melhora a auto-estima;
Diminui as varizes e as doenças cardiovasculares;
Melhora a capacidade de reflexos;
Melhora a postura corporal;
Melhora a respiração e a circulação sanguínea;
Diminui o risco de infecções respiratórias;
Aumenta a capacidade respiratória;
Diminui o inchaço das pernas;
Diminui a dor nas costas.
Mas para conseguir alcançar todos estes benefícios o indivíduo deve realizar a atividade física que mais gosta, no mínimo 3 vezes por semana, sempre acompanhado de um educador físico e sob orientação médica.
Benefícios da atividade física na gravidez
Os benefícios da atividade física na gravidez, são:
Melhorar a capacidade respiratória, diminuindo a falta de ar;
Diminuir o inchaço das pernas e pés;
Melhorar a capacidade cardíaca, facilitando o trabalho de parto e a sua recuperação;
Combater o excesso de peso;
Melhorar a flexibilidade;
Aumentar a força muscular;
Diminuir a pressão arterial;
Diminuir o colesterol alto;
Diminuir a dor nas costas;
Baixar os níveis de glicose no sangue;
Aumentar a circulação sanguínea de modo benéfico para o bebê que recebe mais oxigênio.
As atividades físicas mais indicadas para a gravidez são caminhada, hidroginástica, natação leve e alongamentos, pois são exercícios de baixo impacto, que não irão prejudicar o bebê em nada.
O melhor horário para praticar a atividade física é pela manhã, pois assim o metabolismo fica mais acelerado e fica mais fácil emagrecer e tem-se mais disposição para enfrentar o dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário