terça-feira, 30 de abril de 2013


Salvador é indicada para centralizar as comemorações do Dia Mundial da Paz


A capital baiana deverá ser a sede das comemorações do Dia Mundial da Paz em 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, informou nesta segunda-feira (22/4) à Agência Brasil o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes. De acordo com ele, a ideia é aproveitar  a Copa e as proximidades com os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, para trazer o evento pela paz para o Brasil.
Nesta segunda-feira, o presidente da APO se reuniu com o fundador da organização não governamental (ONG) Peace One Day, Jeremy Gilley, no Parque Lage, na zona sul do Rio de Janeiro. A ONG inglesa definiu o dia 21 de setembro como o Dia Mundial da Paz, data referenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No encontro, foram discutidas iniciativas para incorporar o evento na passagem da Copa do Mundo para as Olimpíadas, “tendo em vista que no mundo inteiro o dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Paz”, disse Fortes. “Em 2011 o evento foi em Paris, em 2012, em Londres, e este ano ocorrerão em frente à Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda”, completou.
Segundo o presidente da APO, vários eventos ocorrerão ao longo do próximo ano, aproveitando a Copa do Mundo no Brasil. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da data.
Na avaliação do presidente de Fortes, as comemorações também é “uma forma de lutar e promover o desarmamento e a paz entre as nações, de se posicionar contra a violência e a favor da paz, seja nos lares - evitando agressões a crianças e mulheres - nas ruas, cidades e países.
No Brasil o evento ainda não pegou, não ganhou a dimensão que ele merece, e esta será uma boa oportunidade para que isso ocorra”, ressaltou. 




Metrô de Salvador


Metrô de Salvador está em obras há 13 anos; custo da construção dobrou

Prefeitura quer transferir para o estado a responsabilidade de concluir a obra e operar o sistema.



O metrô de Salvador está sendo construído há 13 anos. A obra já levou quatro vezes o tempo previsto, custou mais do dobro. E ainda não há previsão para que os trens entrem em operação.
O menor metrô do Brasil teria 12 quilômetros. A linha começa no Centro de Salvador e chegaria ao bairro de Pirajá, norte da cidade. Prazo de construção: 40 meses, a partir do início das obras, em janeiro de 2000. E lá se vão 13 anos, 160 meses, e apenas seis quilômetros estão prontos. E só com metade do trajeto o governo gastou duas vezes e meia o que era previsto para a obra inteira.

Os trens foram comprados em 2008. Seis composições e 24 vagões custaram cerca de R$ 100 milhões. Mas se entrassem hoje em operação, mais dinheiro precisaria ser gasto com a revisão de um equipamento nunca foi usado. É que a garantia do fabricante, uma indústria coreana, venceu.

O Conselho Regional de Engenharia diz que todo o equipamento pode ficar comprometido.
"Ele vai se degradando, vai endurecendo as partes de borracha. Então, toda a parte dos trens que foram comprados tem uma certa vida útil. Ele parado é até pior do que se estivesse em funcionamento", diz o engenheiro Luiz Edmundo Santos, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

Mas não só os trens parados precisam de manutenção. As quatro estações também. Duas são subterrâneas. A maior vai a 32 metros de profundidade. Ao longo de 4,5 quilômetros, a linha segue por uma estrutura aérea de concreto a 12 metros do chão, porque houve erro de planejamento.
Depois da obra iniciada descobriram que o metrô passaria por cima do canal da rede de esgoto. Só esse ajuste aumentou o custo em 20%. O Tribunal de Contas da União apura denúncias de superfaturamento e desvio de recursos.
Três administrações anteriores da prefeitura são investigadas. A atual quer transferir para o estado a responsabilidade de concluir a obra e operar o sistema.
"Se a prefeitura não tiver alternativa, que é a preferencial, de transferir o metrô para o governo do estado, nós vamos ter que dar uma solução de funcionamento, não há outro caminho", diz o prefeito ACM Neto.

As negociações já começaram, mas prefeitura e governo do estado ainda não se entenderam.
"Basicamente, a divergência está na integração do metrô com o ônibus e na tarifa a ser definida. Este é o ponto que falta a haver convergência. Vamos continuar trabalhando para encontrar um ponto em comum", afirma o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa.

Se já estivesse concluída e funcionando, a primeira linha do metrô baiano estaria transportando cerca de 200 mil pessoas por dia e pelo menos 300 ônibus deixariam de circular pelas ruas engarrafadas de Salvador.

Locais para praticar exercicios fisicos em salvador ( E.D.F)


Espaços na Orla são usados para praticar exercícios físicos



                                                             

Você, que está passando, ainda dá tempo de participar da nossa primeira aula!", chamava, pelo microfone, a professora de ginástica Ana Teresa. A ideia era convidar as pessoas que passavam pelo Jardim de Alah, orla da capital, na manhã de sexta-feira, a aderir às séries de exercícios ensinados por ela.
A iniciativa faz parte do  projeto Sudesb no Verão de Salvador, realizada há três anos pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, que promove atividades de ginástica e dança, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. As aulas, abertas ao público, acontecem pela manhã, das 6h30 às 8h30, e no fim da tarde, das 17h30 às 19h30.
O projeto teve início em dezembro e estende-se até o dia 6 de fevereiro. O objetivo da ação é estimular a prática de atividades físicas e, até o fim do projeto, pretende atingir 10 mil pessoas.
Ao todo, participam 26 professores de educação física, que se revezam para orientar todos os praticantes. Por dia, o projeto recebe uma média de 30 a 40 pessoas, a maioria da terceira idade.
"As aulas misturam alongamento, aeróbica e ginástica localizada. Também tem a aula de ritmos, que bota o pessoal para dançar e é bem divertida", conta a professora de educação física Érica Hermida.
Decidido a mudar de hábitos, o empresário Amílcar Neto, 50, resolveu aproveitar o verão para se exercitar. Ele conta que a mãe passa por problemas sérios de saúde, em decorrência do sedentarismo e do tabagismo, e que a iniciativa dele tem também o objetivo de incentivar a família a levar uma vida mais saudável. "Com o passar dos anos, me tornei sedentário, mas resolvi mudar e, assim, fazer a diferença também para a minha família", ele explica.
Quem há muito tempo aprendeu essa lição foi a professora Jacira Vieira. Aos 60 anos, ela tem físico e saúde de causar inveja a muita gente jovem. Para isso, costuma acordar cedo e caminhar pela orla da cidade todos os dias. "Sempre fiz atividade física e participo de todos esses eventos de ginástica. Nesse projeto da Sudesb eu estou desde o início. Já sou garota- -propaganda!", brinca.
Areia - Assim como Amílcar e Jacira, diversas pessoas aproveitam o verão para começar ou intensificar a prática de exercícios. Para quem está decidido a obter bons resultados, e não tem medo de suar a camisa, uma boa opção são as atividades na areia.
Há 14 anos, o sargento aposentado da PM José Antônio Sena, professor de educação física, treina alunos na Praia de Armação. O treino é na areia, onde cones, arcos e materiais ficam organizados em um circuito. "Cada dia eu faço de um jeito, não gosto de repetir. Assim, ninguém enjoa e dá para trabalhar o corpo todo", diz.
Os exercícios ajudam a desenvolver a resistência, força e coordenação motora. Segundo Sena, em apenas uma semana já é possível notar a diferença na disposição e na qualidade do sono.
Cada aluno recebe acompanhamento personalizado, de acordo com os objetivos. "A gente fica ao lado, acompanhando, estimulando, fazendo com que o aluno se sinta importante e motivado. É isso que dá o gás para a pessoa malhar", ensina.
Segundo Sena, as pessoas o procuram pelos mais variados motivos: perda de peso, condicionamento físico, melhoria da qualidade de vida, problemas de saúde. Ele conta que treina desde atletas em busca de melhor desempenho a aposentados que precisam tratar a hipertensão.
"Tenho aluno de 16 a 65 anos. Se alguém tem dificuldade com determinado exercício, orientamos ou adaptamos para que tudo seja feito dentro das possibilidades de cada um", diz.
Casal - Quem atesta os benefícios da atividade é a administradora Luciana Moscoso, de 41 anos, que treina junto com o marido. "Até o nosso relacionamento melhorou depois que a gente começou a malhar junto", ela revela.
Luciana explica que sempre fez exercícios, mas que passou a treinar na areia há três anos, para melhorar o condicionamento e a qualidade  de vida. Hoje, ele não sofre mais com torcicolo e diz se sente "realizada".
"Tem gente que pensa que treinar na areia pode causar lesões, mas a verdade é que não há nada melhor para as articulações e para a saúde", garante o médico cardiologista José Araújo, 47, também há três anos com Sena.
Ele conta que descobriu o treinamento durante corridas pela orla e, desde então, comparece cerca de quatro vezes por semana, sempre antes do trabalho. "É também um prazer malhar aqui, de frente para o mar. Você trabalha o corpo e relaxa a mente", destaca o médico.
Sena trabalha de segunda a sexta-feira na Praia da Terceira Ponte, sempre das 5h30 às 11h da manhã. Os treinos duram uma hora e o valor das aulas pode ser negociado em pacotes, de acordo com a quantidade de meses que o aluno pretende malhar. Os especialistas advertem: no verão, é importante se hidratar durante o treino e sempre utilizar protetor solar.

Dique do Tororó

O Dique do Tororó é único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, comumente reduzido para Dique, que possui uma lagoa de 110 mil metros cúbicos de água, localizada em Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. É delimitada, atualmente, pelo bairro do Tororó em sua margem esquerda, pelo do Engenho Velho de Brotas em sua margem direita, ao Norte, pela construção da Arena Fonte Nova e, ao Sul, pelo bairro do Garcia.É margeado pelas avenidas Presidente Costa e Silva e Vasco da Gama - que, ao Sul, convergem para a avenida Centenário e o Vale dos Barris.

Caminhar ou correr naquela área é contemplar 110 metros quadrados de área bem cuidada, em segurança e naturalmente bela. Sentimento de paz, tranqüilidade e vontade de viver; é assim que nos sentimos naquele ambiente artificial que representa o único

manancial natural da cidade de Salvador. Fica bem pertinho do Estádio da Fonte Nova e o bairro é Tororó. Banheiros públicos; bancos de madeira à vontade para sentar e atualizar conversas, contemplar a natureza sob sombras de frondosas e diversificadas árvores.
  
                                          

Loteamento Aquarius

O Começo de dia e Inicio da noite do Loteamento Aquarius,nas Imediações da Avenida Magalhães Neto,Vão no Ritmo dos passos daqueles que a Utilizam pra caminhada ou corrida.A pista que rodeia o local,Revitalizado a pouco tempo divide espaço com o parquinhos,quiosques e jardim.
No formato da via,duas grandes retas paralelas são ligadas nas extremidades por 2 trechos menores,dando o Formato de cone.Maior parte dos usuários optam pela caminhada,mais a pista larga permite velocidade maiores aos que estão com preparo físico em dias.
O Asfalto é bom para pratica da corridas e tem banheiros Locais.,Para melhorar,é preciso mais segurança .
 

                                                         

Avenida Luís Viana Filho.

A Avenida Luís Viana, chamada erroneamente de "Avenida Luís Viana Filho", e mais conhecida como Avenida Paralela ou simplesmente Paralela, é uma importante via pública da cidade de Salvador, Bahia. O nome é uma homenagem ao ex-governador da Bahia Luís Viana, inaugurada pelo seu filho, então deputado Luís Viana Filho.

Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.




Avenida Centenário

Depois da reurbanização, realizada há poucos anos, a Avenida Centenário, na barra, se tornou um dos principais pontos de encontro de jovens e adultos adeptos da corrida. Com um percurso de 2,6 KM, o local serve para corridas mais longas.
assim como em 
outros locais de Salvador, o horário predefino dos praticantes é o final da tarde e á noite, quando aproveitam as temperaturas amenas para facilita os exercícios. Árvores e pequenas praças que existem ao longo da avenida servem como ponto de descanso.
veredicto triação: Muito bom,bem ventilado. Você não sofre tanto com o trânsito. Falta banheiro.





Praticar atividade física faz bem ao corpo e a mente. Confira os benefícios gerais da atividade física e os benefícios da atividade física na adolescência, na terceira idade e durante a gravidez.
Benefícios gerais da atividade física
Os benefícios gerais da atividade física são:
• Emagrecer, combatendo a obesidade;
• Melhorar a circulação sanguínea;
• Aumenta o metabolismo;
• Fortalecer o sistema imune;
• Diminuir os riscos de doenças cardíacas;
• Aumentar a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose;
• Melhorar a coordenação dos movimentos e do equilíbrio;
• Aumentar a boa disposição e o bom humor;
• Diminuir o estresse, risco de ansiedade e depressão;
• Promover uma maior interação social;
• Melhorar a imagem corporal e a auto estima e
• Melhorar a capacidade de aprendizagem.

Benefícios da atividade física na adolescência
Além de todos estes benefícios acima citados, outros benefícios da atividade física na adolescência são:
• Combater o excesso de peso;
• Melhorar a auto-estima;
• Diminuir a depressão;
• Melhorar o desempenho escolar;
• Diminuir o estresse e o cansaço;
• Melhorar a postura;
• Melhorar a aparência da pele.
Se o adolescente gozar de boa saúde física e mental ele poderá realizar qualquer atividade física, à livre escolha, pois nesta faixa etária têm-se mais força, boa disposição e o risco de doenças é muito reduzido.
Benefícios da atividade física na terceira idade

Os benefícios da atividade física na terceira incluem:

Melhora do equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e consequentemente de ossos quebrados;
Diminui a perda de massa óssea, tornando os ossos mais fortes;
Diminui a pressão arterial;
Melhora a digestão dos alimentos;
Melhora a Diabetes, por aumentar a resistência à insulina;
Melhora o andar, devido ao fortalecimento dos músculos e aumento da flexibilidade;
Diminui a depressão, devido à interassão social e liberação das endorfinas;
Melhora a auto-estima;
Diminui as varizes e as doenças cardiovasculares;
Melhora a capacidade de reflexos;
Melhora a postura corporal;
Melhora a respiração e a circulação sanguínea;
Diminui o risco de infecções respiratórias;
Aumenta a capacidade respiratória;
Diminui o inchaço das pernas;
Diminui a dor nas costas.
Mas para conseguir alcançar todos estes benefícios o indivíduo deve realizar a atividade física que mais gosta, no mínimo 3 vezes por semana, sempre acompanhado de um educador físico e sob orientação médica.
Benefícios da atividade física na gravidez

Os benefícios da atividade física na gravidez, são:

Melhorar a capacidade respiratória, diminuindo a falta de ar;
Diminuir o inchaço das pernas e pés;
Melhorar a capacidade cardíaca, facilitando o trabalho de parto e a sua recuperação;
Combater o excesso de peso;
Melhorar a flexibilidade;
Aumentar a força muscular;
Diminuir a pressão arterial;
Diminuir o colesterol alto;
Diminuir a dor nas costas;
Baixar os níveis de glicose no sangue;
Aumentar a circulação sanguínea de modo benéfico para o bebê que recebe mais oxigênio.
As atividades físicas mais indicadas para a gravidez são caminhada, hidroginástica, natação leve e alongamentos, pois são exercícios de baixo impacto, que não irão prejudicar o bebê em nada.

O melhor horário para praticar a atividade física é pela manhã, pois assim o metabolismo fica mais acelerado e fica mais fácil emagrecer e tem-se mais disposição para enfrentar o dia a dia.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Criminalidade


A Criminalidade em Salvador e Região Metropolitana – Conhecendo alguns dados




Um dos maiores problemas que afligem os cidadãos e preocupam a opinião pública em todo mundo é a criminalidade. Um problema comum, sobretudo nos países subdesenvolvidos. Em Salvador e região metropolitana a situação não é diferente. Diante de uma verdadeira onda de violência instalada em Salvador, o governo adotará um modelo de segurança similar ao já adotado no Rio de Janeiro (UPPs). Uma ação contingencialista, mas com características preventivas, como resposta necessária para diminuir o problema da violência.

A recente intervenção do sistema de segurança pública do Rio de Janeiro no combate à criminalidade ganhou repercussão internacional tanto pela sua eficiência quanto pela amplitude do problema. O fato é que essa ação, já utilizada similarmente na Colômbia, serve de modelo para outros estados. E há urgência nas providências necessárias no combate à criminalidade, especialmente em Salvador, terceira maior cidade do Brasil, onde o problema da violência tem crescido assustadoramente nos últimos 10 anos. Salvador enfrenta atualmente uma verdadeira onda de violência, basta verificar os noticiários.




domingo, 28 de abril de 2013

Reposta das mulheres - Violência

A Mulher

A Mulher é linda,
Tem que ser valorizada,
Fala sério seu covarde,
Mulher tem que ser amada 

Uma obra tão divina,
Deve ser bem cuidada,
Mulher você é uma joia,
Muito bela e lapidada

Corajosa e guerreira,
É assim que ela é,
Luta pelos seus objetivos,
Sem nunca perder a

Sempre de cabeça erguida,
Pronta para os desafios,
A Mulher tem sentimento,
É comum sentir um vazio

Maquiagem e salto alto,
Natural assim que é,
Vaidosa e majestosa,
Coisa linda de Mulher!



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Poema- Problemas 

 A empregada doméstica teve reajuste salarial, mas o preço da comida sobe sobe sem igual, o preço da farinha tá de sete ''real''.
Além da seca e do trânsito infernal pessoas pagam seus impostos pra morrer no hospital.
Médicos em greve ''Samu'' sem funcionar, pessoas doentes sem médicos para ajudar,olha só meu povo como a saúde está.
 O gado já está morrendo, o rio está secando,é o resultado da seca que o nordeste está castigando.
Salvador tem praias lindas até demais, mas que pena  que o povo não sabe cultivar o que a natureza faz!


Violência Contra Mulher

Agressão Física a Mulher!

Será que Salvador tem homem de verdade?
Ou alguns que batem em mulher, resumindo COVARDES! 





A agressão física é uma destruição moral a muitas mulheres que são espancadas por ''homens'' por muitos dias, meses ou até anos. A mulher na maioria das vezes são agredidas, ameaçadas, criticadas, mal valorizadas, humilhadas e pisadas. Por covardes que dizem ser ''homens''.
Muitas vezes a agressão acontece na própria casa, ou em ruas. E sendo presenciada pela própria criança. Fazendo com que ela fique com trauma, medo e com sentimento de revolta, do próprio pai ou padrasto. 
Mulheres que lutam e dão a cara a tapa, para sustentar seus filhos, mesmo sem a presença do pai da criança. Na maioria das vezes a agressão é por ciúme, uma pequena discussão, com  que o agressor perca a cabeça. 
O uso do álcool é o principal causador disso, mas não justifica nada!
Lei Maria da Penha

O nome da lei é uma homenagem e Maria da Penha Maia, uma mulher cujo o ex-marido tentou matá-la duas vezes, fazendo com que ela se torne paraplégica. Hoje, ela é uma figura notável no movimento para os direitos das mulheres no Brasil.
Esta Lei afirma que os agressores deixam de ser punidos com penas alternativas, aumenta a pena máxima de um para três e também prevê medidas que vão desde a  remoção do agressor do lar,para bani-los da proximidade das mulheres e crianças atacados.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Eventos


Le Cirque estreia em Salvador



O Le Cirque estreia nesta sexta-feira, 12, às 20h30, em Salvador. Com lona montada na Avenida Paralela, em frente ao Shopping Paralela, o circo francês traz o Globo da Morte e o espetáculo das Águas Dançantes, que utiliza 53 bombas controladas manualmente com iluminação multicolor.
A apresentação ainda mistura dança e teatro aos tradicionais números circenses. O espetáculo tem a participação de mais de 70 pessoas. O circo foi criado em 1999 pelos irmãos Stevanovich, pertencentes a uma família com tradição circense, na França.
O circo continua montado em Salvador até 31 de maio com apresentações de terça a domingo. O ingresso é de R$ 20 para criança e R$ 40 para adulto. Crianças até 2 anos não paga a entrada.
Confira os horários dos espetáculos

De terça a sexta-feira, às 20h30;
Sábado às 16h, 18h e 20h30;
Domingo às 11h, 16h e 19 horas;
Pela 8°v2

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Artes


Orixás


A imponência dos oito orixás que tomam conta das águas do Dique do Tororó sempre encanta soteropolitanos e turistas. Construídas pelo artista plástico Tati Moreno, as esculturas são uma das principais atrações do local, tido como sagrado para os adeptos do candomblé. Mas você sabe quais são esses orixás? Conheça cada um deles:


OXUM

Orixá das águas doces, lagos e fontes. Para o candomblé, o Dique é uma das moradas dela.


OGUM 

Deus da guerra e do ferro e protetor daqueles que usam o metal.


OXÓSSI 

Divindade das matas e da caça.


XANGÔ 

Senhor dos raios e trovões.


OXALÁ 

Deus da criação e pai de todos os orixás.


IEMANJÁ 

A rainha do mar e mãe dos orixás.


NANà

A avó dos orixás, deusa da chuva e da lama.


IANSà

Senhora dos raios, ventos e tempestades.




Homem de Lata!



O Homem de Lata, costuma andar pelo pelourinho com trajes praticamente de ferro. Chamando atenção de quem passa,se tornando atração turística. .Muitas pessoas acham estranho a maneira dele se vestir, mas ele gosta muito!




Agropecuária em Salvador! 
A partir deste ano, no entanto, ela passa a ser chamada da – Semana Baiana do Cavalo, com atrativos específicos ao tema. O evento, organizado por todas as associações de criadores de animais do Estado, será realizado entre os dias 9 e 14 de abril, no Parque de Exposições de Salvador.
A expectativa é que mais de 40 mil pessoas visitem a exposição durante os seis dias do evento.
Além de fomentar o agronegócio baiano, a feira oferece opções de lazer para toda a família. Além das provas desportivas citadas anteriormente, uma feira de artesanato, parque infantil, passeios de pôneis e charretes estão entre as atividades oferecidas ao público.

ANOTE

Data: 9 a 14 de abril 2012
Horário de funcionamento: das 8:00 horas às 22:00 horas
Local: Parque de Exposições de Salvador
Ingresso: R$ 5 (crianças até 12 anos não pagam)





  • quinta-feira, 18 de abril de 2013

    Cultura - Dança

    História- Ilê Aiyê

     No fim dos anos de chumbo, nasce a esperança. Em 1974, em plena ditadura militar, nasce o bloco afro Ilê Aiyê. A formação que leva os sons e ritmos do bairro da Liberdade, Salvador, para o mundo. A fundação no meio da ditadura militar é prova da coragem, da inteligência e da força que emana da cultura baiana. O bloco Ilê Aiyê, mostrando a beleza da música negra, sempre seguiu o objetivo artístico-estético de superar o racismo e o preconceito. Imediatamente depois do governo Médici, em 1974, projetos dessa natureza ainda corriam risco de serem censurados. A cultura, em 1974, era também uma expressão política. Embora o Ilê Aiyê seja um movimento artístico, musical e cultural negro, qualquer manifestação cultural, nesses anos, corria o risco de ser considerada agitação politica. Assim se entende a consciência política que o Ilê Aiyê vem cultivando desde o início.

    Hoje, o bloco Ilê Aiyê conta com os melhores patrocinadores. Mais que 35 anos depois da fundação,  o Ilê Aiyê hoje conta com o apoio da Petrobras, da Eletrobras e do BNDES, através do patrocínio do centro "Senzala do Barro Preto" ou de turnês. Já receberam subsídios pela Lei Rouanet. O centro cultural é sede do grupo que desenvolve projetos de Carnaval, de Cultura e educação para preservar e elevar a cultura e a auto-estima dos negros brasileiros e de todos que apreciam esse trabalho artístico. No centro cultural "Senzala do Barro Preto" há uma escola, vários gabinetes médicos, salas de auditório, informática e gravação. O centro, de 2004, foi fundado na antiga sede do Ilê Aiyê. Hoje em dia, os eventos do Ilê Aiyê estão abertos para a população geral, independentemente da raça ou cor.  
    Pela 8°v2


    Saúde

    Saúde - Hospital do Subúrbio

    Hospital do Subúrbio, em Salvador, recebe prêmio internacional nos EUA

    Unidade foi escolhida referência em inovação na América do Sul e Caribe.
    Prêmio do Banco Mundial foi concedido nesta quinta, nos Estados Unidos.

    O Hospital do Subúrbio, em Salvador, recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), em Washington (EUA), o prêmio Parcerias Emergentes, do Internacional Finance Corporation - Banco Mundial, e do Infrastructure Journal, concedido aos 10 melhores projetos de parcerias público-privadas (PPP) da América Latina e do Caribe.

    O prêmio é oferecido mediante a análise de aspectos como inovação financeira e tecnológica e impacto do desenvolvimento nas obras. Este é o terceiro prêmio internacional conquistado pelo hospital em dois anos de funcionamento. De acordo com o Banco Mundial, as PPPs estão se tornando cada vez mais reconhecidas como uma forma eficaz de financiar e operar serviços públicos em diferentes segmentos, como saúde, infraestrutura e educação.
    Pela 8°v2

    Poluição- Ciências

    Poluição
    Um carro como este libera umas Duas toneladas de co² (gás carbono) por mês. Isso prejudica nossa saúde e, além disso, polui o meio ambiente. Você já parou pra pensar nisso.
    Pare e pense se você andar de bicicleta ou a pé por um mês você vai diminuir em quase 50% da liberação de co² (gás carbono) no ar.

    Fica aí a dica só basta coloca-lá em ação!

    A poluição atmosférica é causada pela emissão de gases poluentes no ar, como monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), entre outros, causando problemas para a saúde e para o meio ambiente.

    Esses gases poluentes são produzidos pelas indústrias e automóveis. Sua concentração na atmosfera causa um fenômeno conhecido como smog, que é uma fumaça ou neblina poluente localizada na superfície das cidades e que pode causar doenças respiratórias.


    domingo, 14 de abril de 2013


    Comitiva africana visita Salão Baiano de Turismo

    O Salão Baiano de Turismo recebeu, na tarde deste sábado (14) a visita da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e de uma comitiva africana da prefeitura e do Ministére de L”administration et de La Décentralisation da Guiné Boké. A vice-prefeita e as autoridades africanas foram recebidas pelo  secretário de Turismo Domingos Leonelli, que agradeceu  a visita e considerou o encontro importante e rico, pois relembra as nossas tradições. “O turismo é um abre portas maravilhoso”, disse o secretário, que se colocou à disposição dos africanos para um próximo encontro, onde devem  ser tratados assuntos ligados ao turismo.

    Célia Sacramento disse que esta é a segunda vez que está visitando o II Salão Baiano de Turismo. “A primeira foi na abertura. Gostei tanto, que hoje trouxe o pessoal para conhecer nossas iguarias, frutas, arte e tudo que o nosso povo cria” disse a vice. Segundo o prefeito da Guiné Boké, Ibrahima Barry, o grupo de africanos está em Salvador em busca de acordos comerciais de cooperação.  “O Brasil é um pais emergente e nesta política de entendimento, buscamos colaboração e trocas nas áreas culturais e comerciais”, concluiu.








    Pela 8°v2