sábado, 4 de maio de 2013

História- Salvador Antigamente

Salvador Antigamente!




Campo Grande no Século XIX , atual  Campo Grande no Século XIX , atual vista do Hotel da Bahia 
do Hotel da Bahia



Praça da Piedade no início do século XIX - Igreja Nossa Senhora da Piedade






Ladeira da Barra - 1º década do século XX 



Porto de Santo Antônio da Barra, gravura retratando a década de 50 do século XIX 




Porto da Barra, Séc. XIX - parte alta - bairro da Vitória - Parte baixa - Ladeira do Porto da Barra 





Ladeira de São Bento, Largo do Teatro, Forte do Mar, ancoradouro, gravura de Henry Melville - 1850, publicada no álbum Lembrança da Exposição Iconográfica Baiana (PMS -1951) 



Monte Serrat, anos 40, século XX 



Largo de Santana em 1940 - Profº Neves da Rocha e a esquerda o forte 




                    




Praia da Barra





São Pedro, com casas nobres, antes da remodelação urbana de 1912, aspecto típico do final do século XIX 

Vista da antiga Alfândega e do Elevador Lacerda, foto anterior a 1912 



Ladeira da Barra, pode-se ver a Igreja de Santo Antônio da Barra, foto anterior a 1890 


Forte de Monte Serrat, construção do séc XVI e uma das primeiras fortalezas construídas na cidade -

Dique do Tororó, foto tirada em 23/07/71 




Campo Grande 






Lavadeira da Baixa do Dique do Tororó, anos 20, século XX 



Fonte: MFG

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Características da Europa- Geografia

                        Europa

A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.



-         A área do continente europeu é de 10.498.000 km².
-         A população da Europa é de 744,7 milhões de habitantes (estimativa 2006).
-     A moeda mais importante da Europa é o Euro (moeda oficial da União Europeia), que circula em 16 países.
-     A densidade demográfica da Europa é de 101 habitantes por quilômetro quadrado.
-         O nome do continente tem sua origem na mitologia grega, pois Europa era uma mulher muito linda que despertou o interesse de Zeus (deus dos deuses).
-         No  geral, a economia dos países é bem desenvolvida, sendo que as mais fortes são: Alemanha, Grã-Bretanha, FrançaItália e Espanha.
-         Existe no continente um forte bloco econômico chamado União Europeia (UE), que envolve 27 países. Quinze destes países utilizam uma mesma moeda, o euro. Existem também leis comuns que facilitam a circulação de cidadãos integrantes da UE.
-         Em geral, a qualidade de vida dos europeus é muito boa. Os índices sociais estão entre os melhores do mundo. Nos países mais desenvolvidos da Europa (região centro-oeste), o analfabetismo é baixo, a expectativa de vida é alta e a criminalidade é pequena.
-         Há, neste continente, cinco grandes penínsulas: Itálica, Ibérica, Jutlândia, Balcânica e Escandinava.
-         As ilhas europeias mais importantes são: Córsega, Islândia, Ilhas Britânicas, Creta, Sicília e Sardenha.
-         O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terreno de formação antiga, predominam as planícies. Encontramos também planaltos de baixas altitudes e cadeias montanhosas desgastadas (Cárpatos, Pirineus, Apeninos e Bálcãs).
-          O litoral europeu é muito recortado, facilitando a instalação de portos e a navegação.
-         Existem sete tipos de climas na Europa: temperado oceânico, temperado continental, mediterrâneo, subpolar, semi-árido, frio continental e frio de altitude.
-         Há vários rios na Europa, sendo que os mais importantes são: Danúbio, Reno, Volga, Douro, Tibre, Tejo, Sena, , Elba, Tamisa e Pó e Ebro.
-         Embora grande parte da vegetação europeia tenha sido devastada com o passar dos anos, ainda encontramos muitas formações vegetais neste continente. As principais são: Taiga ou Floresta de Coníferas (região norte), Tundra (extremo norte), Floresta Temperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) e Estepes (leste).
-         A Europa possui uma fauna bem diversificada. Os animais mais comuns no continente são: rena, urso pardo, raposa, lontra, lebre, javali, lebre, lince, perdizes e faisões.
-         A Europa é formada por 49 países: Irlanda, França, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Malta, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Rússia, Belarus, Polônia, República Tcheca,UcrâniaEslováquiaHungriaRomêniaMoldáviaSérvia , CroáciaMontenegroBósnia-HerzegovinaEslovêniaBulgáriaMacedôniaAlbânia, Espanha, Portugal, AndorraLiechtenstein,Itália, Grécia, Turquia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, ArmêniaLetôniaEstônia e Lituânia.
-         Línguas mais faladas no continente: russo, francês, alemão inglês, italiano e polaco.
-     Luxemburgo é considerado o país mais rico da Europa. A renda per capita neste país é de, aproximadamente, 43 mil dólares por ano. A Moldávia é o mais pobre com uma renda per capita de, aproximadamente, 400 dólares por ano.
Curiosidade:
- Os dois menores países da Europa são: Vaticano (0,4 km2) e Mônaco (1,95 km2).
               Países da Europa 
          
Lista dos países da Europa e suas capitais
Albânia - Tirana
Alemanha - Berlim
Andorra - Andorra la Vella
Armênia - Erevan
Áustria - Viena
Azerbaijão - Baku
Bielorrússia - Minsk
Bélgica - Bruxelas
Bósnia-Herzegovina - Sarajevo
Bulgária - Sófia
República Tcheca - Praga
Cazaquistão - Astana
Chipre - Nicósia
Croácia - Zagreb
Dinamarca - Copenhagem
Eslováquia - Bratislava
Eslovênia - Liubliana
Espanha - Madrid
Estônia - Tallinn
Finlândia - Helsinque
França - Paris
Grécia - Atenas
Geórgia - Tbilisi
Hungria - Budapeste
Irlanda - Dublin
Islândia - Reiquiavique
Itália - Roma
Letônia - Riga
Liechtenstein - Vaduz
Lituânia - Vilnius
Luxemburgo - Luxemburgo
República da Macedônia - Skopje
Malta - Valetta
Moldávia - Chisinau
Mônaco - Monaco-Ville
Montenegro - Podgorica
Noruega - Oslo
Países Baixos - Amsterdã
Polônia - Varsóvia
Portugal - Lisboa
Reino Unido - Londres
Romênia - Bucareste
Rússia - Moscou
Turquia - Ancara
San Marino - San Marino
Sérvia - Belgrado
Suécia - Estocolmo
Suíça - Berna
Ucrânia - Kiev
Vaticano


Bandeiras da Europa




quarta-feira, 1 de maio de 2013

Exposições de Arte nas ruas de Salvador






Exposição A Arte na Rua no Aeroporto Internacional de Salvador


divulgexpoaeroporto2009
“A Arte na Rua” é o nome da exposição do fotógrafo JF Paranaguá que entra em cartaz no próximo dia 3 de março no Mirante do Aeroporto Internacional de Salvador, no 3º piso. As intervenções urbanas, com utilização das técnicas do grafite e pinturas, produzidas por artistas plásticos, grafiteiros e ex-pichadores em diversos pontos da capital baiana foram registradas pela lente de JFParanaguá, e poderão ser conferidas gratuitamente pelo público até o dia 19.
A exposição traz fotos de 1983, e de 2004 a 2008, acompanhadas de textos e depoimentos. A mostra está dividida em três fases: a primeira apresenta grafismos, (pichações) com frases irônicas e mensagens de pichadores da década de 80; já a segunda, é composta por trabalhos urbanos como os dos artistas plásticos Bel Borba, Leonel Mattos, Gilson Maciel e Reginaldo Bonfim; na terceira, JFParanaguá registrou pinturas de integrantes do Projeto Salvador Grafita. Para Paranaguá, Salvador se transformou numa galeria a céu aberto, “a cidade é uma vitrine para artistas plásticos, grafiteiros e ex-pichadores. Em cada ponto de Salvador que você passe, seja no centro ou nos bairros populares, encontra uma peça de arte. Estão espalhadas por todos os lugares: avenidas, muros, tapumes, viadutos, balaustradas e encostas”.

Os visitantes que forem conferir a exposição poderão se arriscar no mundo artístico, um cavalete com folhas de papel em branco estará à disposição para quem quiser deixar registrado mensagens ou marcas, através de pinturas, tags, bombs, desenhos de personagens, dentre outros, que ficarão expostos até o final da mostra. Outra novidade da exposição será um painel de 0,70×6,50 metros de comprimento, com fotos fracionadas de uma produção de grafite.
Desde que começou a fotografar, há 26 anos atrás, José Francisco Paranaguá se apaixonou pela arte de rua. Ele dedica boa parte do seu tempo para pesquisar e fotografar essa arte, muitas vezes despercebida pela maior parte da população, mas, que contribui para afastar muitos jovens da criminalidade. Paranaguá é Relações Públicas, Artista Plástico, Fotógrafo e pesquisador da arte de rua. (Tradução: Roy Zimmerman)




Grafiteiros embelezam bairro de Mata Escura

Um show de cores e estilos variados
O Mutirão de Grafite realizado no último sábado (14) no bairro de Mata Escura, na gíria atual “bombou”. Foi uma grande sacada dos grafiteiros que estudam no Colégio Estadual Márcia Méccia, convidar a diretora e professora de Língua Portuguesa, Laura Rodrigues, para participar do evento.
Segundo Laura, a idéia dos alunos teve o seu apoio de imediato. Além de permitir a pintura de toda a parte externa do muro do Colégio, disponibilizou tinta latex e garantiu o almoço (feijoada) para o grupo. “Pelo fato de ser a primeira vez que acontece no bairro uma intervenção com tantos grafiteiros experientes, essa atividade vai fortalecer o trabalho que venho desenvolvendo junto aos alunos e jovens da comunidade na conscientização para preservação do patrimônio público e privado” salientou.

Galera nova

Grupos de jovens e crianças foram presenças marcantes durante a pintura. Eles acompanharam passo a passo cada movimento dos artistas, observando as evoluções dos traços, os esboços dos personagens, letras, styles, bombs e animais ganhando formas com cores vistosas, modificando o cenário do local. O mutirão serviu também de estímulo para a galera mais nova. Os jovens artistas tiveram a oportunidade de dialogar com grafiteiros mais antigos, trocar informações, aprender novas técnicas, adquirir mais experiências, visando a melhoria e qualidade técnica dos seus trabalhos.
Sob o comando do Dj Cidadão Comum, os ritmos mixados de rap e black music, além do CD doado com músicas gravadas pelo MCFabão do grupo Suspeito 1.2, criaram um clima de descontração, agitando a rapaziada e o público ligado nas performances dos artistas Taizo, Turno, Kura, Tib (GRC), Ricardo, Prisk, Prusik, Sins, Bigod, Deng, Fazi, Dioni, Kleber84, Tairon, Foca, Clcli, Sek, Baga, Vidal, Snob85, Tiko, entre outros.
Texto e foto: JFParanaguá.